segunda-feira, 2 de julho de 2007

ESTELIONATO - Golpe do livro trouxe vítimas

Em Araranguá, muita gente acabou comprando os livros da quadrilha, pensando em ajudar

ARARANGUÁ – Um grupo de rapazes e moças passaram semanas visitando comércio e residências da cidade vendendo livros em valores acima do mercado e aproveitando a boa-fé das pessoas. Segundo o coordenador da CP, delegado Jorge Giraldi, os jovens diziam ser representantes de distribuidoras de livros com sede em Aracaju, e que ofertava as obras dizendo que parte dos valores seriam destinadas a bolsas de estudos para os supostos vendedores carentes. O detalhe é que as empresas mencionadas pelos autores não existem.

Um dos primeiros casos registrados é de uma mulher, que procurou a polícia há cerca de um mês. A professora MSC, 57, conta que estava na prefeitura quando foi abordada por um rapaz, que dizia fazer parte de uma instituição de ex drogados. Segundo o falso vendedor, a compra de um livro e um cd, no valor de R$ 344 em duas parcelas, daria bônus ao rapaz, que seriam repassados à empresa GW Distribuidora de Livros Ltda. Durante a venda, uma mulher, citada como Éster Alves, passou dizendo que estaria supervisionando o trabalho do rapaz.

Um advogado foi vítima nesta semana. GCS, 29, contou que duas pessoas com crachá com os nomes de Edvânia Aragão e Acácio foram até seu escritório, dizendo ser representantes da JÁ Distribuidora de Livros, de Aracaju. Eles explicaram que o parte do valor pedido pelo livro “Uma Atividade para cada Dia”, R$ 330 em duas parcelas, serviria como auxílio na educação dos supostos vendedores. “Sabia que o valor era alto, mas comprei pra colaborar”, disse a vítima.

Na terça-feira, a polícia prendeu Luciano Alves de Aragão e Leila Cristina de Oliveira Soares. Eles confessaram que coordenavam o falso grupo de pessoas carentes e que a tal instituição nunca existiu. Os dois foram indiciados por estelionato e encaminhados ao Presídio Regional de Araranguá. Os demais foram ouvidos e liberados. Hoje, algumas vítimas do golpe foram à delegacia registrar a ocorrência.

14 comentários:

Anônimo disse...

essa pessoas que dizem ser golpe do livro estao ludibriando pois ajudei a dois jovens no sabado 18-maio-20013 eles abordaram em minha residencia no brooklli,eles disseram que era jovem reabiditados eu pesquisei so com R&E achei esses comentarios tam bem achei estranho nas procorei no site da receita federal e vi que a empresa é indonia, ja fui da em aracaju-se visitei os dois la e tambem os outros la! É verdade sim um progeto muito bonito e importante!!!!!!!!!!!!!!!! participem tambem mdsb

Anônimo disse...

eu sou maria arlete eu ajudei a um jovem reabilitado o nome dele e andersom bispo com 6x de 73 reais ja tive um retorno dele ele disse que esta bem e que no final do curso tecnico dele ele vai mi mandar um convite e eu vou la em aracaju-se o que estao dizendo que é glope do livro é mentira!

Ana Claudia Mielke disse...

Olha, acho que cai no mesmo golpe em 2013. Mas não vou deixar assim, vou fazer um BO de estelionato. Convoco todos que foram lesados a fazerem o mesmo.

Anônimo disse...

aCABAEI DE CAIR!!
ESTÃO EM gOIANIA!!!

Unknown disse...

eu mesmo , fiz parte desse projeto em 2005, e vir de perto que são pessoa de boa fé,estão distorcendo os fatos..

Anônimo disse...

To esperando os livros até agora. Acho q fumaram por que os cheques eram pré datados e os livros não chegaram na data combinada e sustei eles!!! Ja até passaram pra frente e consegui de volta. PQP.

Anônimo disse...

Gente,esse golpe está sendo aplicado em salvador. Fui enganada por 2 rapazes e uma moça se dizendo ex drogados que tinham se reabilitado e estavam querendo estudar.Pediam ajuda financeira em troca davam livros. Abusaram da minha falta de informação e boa fé! Irei fazer denuncia em delegacia já!!

Anônimo disse...

Ajudei esses jovens e tive no projeto e fui vizitalo e é verdade são jovens que precisam de nossa ajuda.infelizmente. existem pessoas que só querem prejudicar esses jovens

Marco Follador disse...

Indigna-me a falta de crítica de muitos. A reportagem cita que o caso fora investigado pela Polícia e que as empresas não existem. Hoje, devido a liberdade que a internet nos contempla, podemos postar o que quisermos. Eu mesmo posso escrever que já fui até na casa ou na formatura de um "ex-dependente" que a grande maioria iria acreditar, como acreditam em discursos governamentais sem ao menos aprofundar, um pouco que seja, os conhecimentos sobre o assunto que engolem como verdade. Se damos (dar é o verbo correto, pois paga-se por aquilo que recebemos em troca) dinheiro ao governo sob as mais diferentes mentiras aplicadas e nem ao menos questionamos o por que não recebemos o benefício relacionado a esse dinheiro dado (impostos), por que criticar aqueles que deram seu dinheiro à uma farsa de "ex-dependentes"? Fazenos isso à cada pão que compramos: damos dinheiro ao governo e não nos importamos com o retorno, em teoria, merecido? Vamos pensar com crítica!

GCoelho disse...

Impressionante como achamos que nunca iremos cair num golpe deste. Pois é, também pensei assim e por incrível que pareça acabei "ajudando" esses picaretas comprando dois livros por quase 1.200. Triste é pensar que por uma boa intenção você acaba se tornando o otário da vez.
Brasília, 20/01/2015

Unknown disse...

O SEGUNDO MAIOR MANDAMENTO É AMAR A TODOS OS SERES HUMANOS. QUEM AMA NÃO FAZ NEM FALA COM ALGUÉM O QUE NÃO GOSTARIA QUE ALGU´RM O FALASSE OU FIZESSE CONSIGO MESMO.
É FÁCIL GENERALIZAR E AGREDIR E CAUSAR DANOS MORAIS A PESSOAS DIGNAS POR MÁ INTENSÕES DE OUTRAS, EM TODOS OS MEIOS HÁ PESSOAS HONESTAS E DESONESTAS, EM PROJETOS SOCIAIS TAMBÉM HÁ VERACIDADE E FALSIDADE, HÁ VENDEDORES DE LIVROS CARENTES, VERDADEIROS, HONESTOS E SENDO REABILITADOS E TAMBEM EXISTEM MENTIROSOS; QUEM NUNCA MENTIU QUE SEJA O PRIMEIRO A ACUSAR!
EU SOU UM EX-MORADOR DE RUA, EX-USUARIO DE DROGAS, EX-ASSALTANTE E GRAÇAS A DEUS SOU UMA NOVA CRIATURA, E EU JA VENDI LIVROS PARA SOBREVIVER E PAGAR MEUS ESTUDOS; TERMINEI MEU ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ATRAVES DE AJUDA DE MUITAS PESSOAS QUE COMPRARAM MEUS LIVROS.
HAVIAM COLEGAS MEUS QUE AUMENTAVA SUA REALIDADE, OUTROS QUE NÃO ERAM REABILITADOS, APENAS VENDEDORES, MAS NÃO DEVEMOS GENERALIZAR!AO RECEBER JOVENS VENDENDO LIVROS; OS AME, OLHE NOS OLHOS E PERCEBA SE SÃO VERDADEIROS, FAÇA PERGUNTAS, INVESTIGANDO; SE FALAM A VERDADE: AJUDE, SE NÃO: PERDOE!!!
LUCIELMO SANTANA 70 9957-3660. YOUTUBE, FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS: !LUCIELMO SANTANA!
!AMA A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO!

Unknown disse...

Mentirosa é essa sua história. .. com certeza p todos caírem de novo nesse golpe

Unknown disse...

Bandidos fdp! Vvs sao golpistas e fica usando esse espaço p falar q essa historia de golpe é mentira...

Anônimo disse...

Me causa extrema coincidência eles estarem em SP, no bairro de pinheiros / vila madalena com o nome de outra distribuidora de livros....por sorte meu cartão não passou. Se o golpe pega, eles criam braços para enganar a polícia.
Falaram que amanhã me entregam o livro....talvez passe na policia para pegá-los em flagrante!!!